A 2ª Conferência realizada pela Rickytravel no dia 20 de Maio, visou essencialmente abordar os temas relacionados com as alterações de serviço, que serão necessárias nas unidades hoteleiras durante o próximo Verão.

Segunda Conferência Rickytravel: “Como o Algarve se prepara para o Verão” – clique aqui

Para as esclarecer da melhor forma possível, estivemos à conversa com: João Costa – CEO do grupo Details Hotels & Resorts; Paulo Domingos – Diretor Comercial do Eurotel Altura Resort e Ozadi Tavira Hotel e Vasco Seromenho – Operations Manager Glamour Hotels (Algarve) e Ricardo Sobral CEO da Rickytravel.

Vasco Seromenho – Operations Manager Glamour Hotels

Nós temos unidades, em concelho onde não houve até ao dia de hoje, pessoas infetadas com o Covid19. Mantivemos em Lagoa, durante todo este período uma unidade que tem estado aberta até agora. Vamos reabrir ligeiramente, começando pelo Hote Baía de Monte Gordo já no início de Junho. Vamos reabrir as restantes nos próximos tempos, conforme a procura o justificar”, começou por dizer Vasco Seromenho.

Paulo Domingos – Diretor Comercial do Eurotel Altura Resort e Ozadi Tavira Hotel

O grande objetivo para 2020, é readaptar os processos que a Hotelaria por si só, já aplica há muito. Processos de higienização, manipulação de produtos, manipulação de matérias primas. Garantindo a qualidade e a segurança que os clientes já se habituaram e reconhecem nos nossos produtos, sem que se sintam incomodados. Estamos a elaborar um manual de boas práticas interno, para fornecedores e clientes, de forma a comunicar o que pretendemos.” Reforçou Paulo Domingos.

João Costa salientou que “A nossa principal preocupação é ter clientes. Assim que reabrirmos, e à semelhança dos outros colegas desta conferencia, vamos garantidamente e com a qualidade habitual, dar uma experiência única de conforto em segurança, de afastamento físico, mas proximidade social (em proteção)”.

Ficou claro que as hotéis continuarão a ser espaços de lazer e diversão, havendo a necessidade de cumprir o distanciamento social, tal como nos é hoje exigido no nosso dia a dia.

João Costa – CEO do grupo Details Hotels & Resorts

Relativamente às alterações de serviço e de procedimentos nas unidades hoteleira, destacaram-se as seguintes medidas:

Ficou claro que todas as Unidades Hoteleiras têm planos rigorosos de higiene e limpeza, nos vários sectores e áreas públicas, abrangendo colaboradores, clientes e fornecedores. “Na parte da limpeza, temos de ser muito objetivos, de forma a dar confiança ao cliente. Este ano, para além das praias, vamos ter de vender segurança. Toda a bagagem, vai ser descontaminada e vamos ter um kit denominado “Do it yourself”. Se o cliente assim o desejar, pode efetuar a limpeza e desinfeção do seu quarto, evitando a entrada e saída de funcionários.”

Nas áreas de alimentação e bebidas, a ideia geral é de que poderão optar por turnos (sempre que a ocupação o justificar), e de que não haverá buffets. Para evitar a utilização dos mesmo utensílios por várias pessoas, o serviço vai ser substituído por serviços à mesa pelos próprios colaboradores dessas unidades hoteleiras. O cliente continuará a poder escolher o que pretende comer, continuará a poder repetir se assim o entender. João Costa adiantou. “Vamos alargar os períodos de funcionamento dos serviços de pequeno almoço, almoço e jantar. Nas unidades de “self catering”, vamos ter o modelo “take away room servisse” (refeições prontas a serem consumidas nos quartos). Nas nossas unidades com casas separadas, vamos ter também (em parceria com o comércio local) uma lista de shopping online. Os clientes, podem fazer as encomendas e como têm as cozinhas equipadas poderão cozinhar esses alimentos e fazer as suas refeições.

O serviço de Bar, será semelhante ao existente até à pandemia, com o devido distanciamento social e com a utilização de copos descartáveis. “O serviço de Bar será efetuado por nós, de forma a que o cliente, não tenha contacto com superfícies onde outros estiveram ou tocaram.” Reforçou Vasco Seromenho.

Ricardo Sobral – CEO Rickytravel

As dúvidas, ainda são muitas no que às piscinas e spas dizem respeito. Este assunto, é o mais comentado por quem segue desde o início estas conferencias em direto, ou posteriormente na página do Facebook e blog da Rickytravel. Ficou claro, na conversa com os convidados, que para as piscinas, as unidades hoteleiras colocarão em prática regras similares ao que acontecerá nas praias, que passa pelo distanciamento social entre espreguiçadeiras e dentro de água muita limpeza e higienização, com salvaguarda para pessoas da mesma família.

Por outro lado, Vasco Seromenho salientou que “os produtos que utilizamos regularmente nos tratamentos que fazemos nas piscinas têm na sua composição desinfetantes que matam o vírus.”

Quanto à animação, esta pandemia vai levar de certamente a que seja reinventada, levando os programas para o exterior das unidades hoteleiras. No interior, a música ao vivo continuará a ser possível, mas evitando sempre a aglomeração de pessoas.

A Responsabilidade que será pedida ao cliente nas suas férias, não será mais nem menos, daquela que lhe é exigida no seu dia a dia. Distanciamento social, uso de máscara no interior das unidades hoteleiras, desinfeção de mãos e bom senso nas áreas públicas ou de diversão.

O Algarve está preparado para os receber. Somos e continuaremos a ser o melhor destino turístico do Mundo!

Se ainda não teve oportunidade, poderá assistir a toda a conferência aqui.

O ciclo de 3 conferencias “Como o Algarve se prepara para o verão” organizado pela Rickytravel terá o seu final no próximo dia 27, tendo como convidado principal José Carlos Martins Rolo, Presidente da Câmara Municipal de Albufeira.