A Rickytravel dá-lhe a conhecer uma das mais belas vilas do Norte de Portugal.

Em pleno coração do Vale do Lima, a beleza castiça e peculiar da vila mais antiga de Portugal esconde raízes profundas e lendas ancestrais.

A ponte que deu nome a esta terra adquiriu sempre uma importância de grande significado em todo o Alto Minho por ser a única passagem segura do Rio Lima em toda a sua extensão, até aos finais da Idade Média.

A partir do século XVIII começa a expansão urbana e com ela a destruição da muralha que abraçava a vila.

Ponte de Lima foi assim somando à beleza natural magníficas fachadas góticas, maneiristas, barrocas, neoclássicas e oitocentistas, aumentando significativamente o valor histórico, cultural e arquitectónico único em Portugal


1. Carmo’s Boutique Hotel 5*

Intimista e elegante, o Carmo’s Boutique Hotel está estrategicamente localizado para permitir a descoberta das tradições, do património cultural, da costa Atlântica, e a arquitetura da bela região do Porto & Norte de Portugal.

Com apenas 15 quartos e 3 tendas suite (estilo glamping), o hotel oferece e sugere aos seus hóspedes uma ampla seleção de experiências desde a degustação de vinhos, visitas culturais e gastronómicas, experiências na natureza, piqueniques e passeios a cavalo. Em exclusivo para os seus hóspedes usufruirem, o Carmo’s convida à  descoberta da sua piscina exterior e jardins com uma vista magnifica para as montanhas, do seu restaurante de Cozinha Tradicional Portuguesa no salão ou no terraço, da sua Oficina do Vinho, do Divino Spa que oferece massagens e tratamentos de Aromaterapia, do seu Natura Spa localizado numa tenda no exterior junto ao lago com tratamentos de Ayurvédica




2. Axis Ponte de Lima Golf Resort Hotel 3*

Em pleno Minho, onde o campo e o mar, o verde e o azul combinam múltiplos contrastes e abraçado à mais tradicional vila de Portugal, aos seus costumes longínquos e tradições que nem o tempo consegue fazer esquecer, o Axis Ponte de Lima Golf Resort Hotel, com a sua serenidade e beleza, é um espaço inspirado no bem estar.

O Axis Ponte de Lima construído em 2003 é um edifício de dois andares onde cada um dos quarenta quartos nele distribuídos está confortavelmente equipado com sistemas de climatização, TV satélite, Mini-bar, secador e telefone. Ideal para praticantes de golfe e para aqueles que apreciam actividades ao ar livre, o hotel dispõe 2 campos de padel, um campo de golfe, uma piscina coberta e uma área de fitness.





3. Quinta da Agra

Entre terraços coloridos e jardins com plantas aromáticas, a Quinta da Agra acolhe com conforto e qualidade. Esta propriedade agrícola com origem anterior a finais do século XVII, situa-se na freguesia da Correlhã, concelho de Ponte de Lima.

A Quinta da Agra, estando rodeada de 7 hectares, com laranjeiras e oliveiras seculares, e lagos para os amantes da pesca, resulta de um projecto de recuperação arquitectónica, propondo uma experiência única no campo. A localização da casa, ao lado do centro equestre e do golfe de Ponte de Lima, permite actividades ao ar livre.




4. Quinta da Roseira

Com uma vista excepcional sobre o rio e a vila de Ponte de Lima, surge a Quinta da Roseira, testemunho do final do século XIX. Foi construída a partir duma antiga casa agrícola e constitui uma escolha perfeita para quem aprecie a tranquilidade inspiradora da região.

Um passeio pelo jardim, constitui um momento lúdico de profunda alegria, com belo roseiral perfumado. Está próxima de um campo de golfe, do centro equestre do Vale do Lima, do caminho de Santiago, um convite para uma estadia repleta de emoções no vale do Lima.




5. Paço de Calheiros

Considerada como uma das mais representativas das casas nobres do Minho e um dos mais importantes exemplares setecentistas da arquitectura civil portuguesa. Reúne um acervo de lembranças da história da família Calheiros, desde 1450. Situado a meia encosta, usufrui de uma vista deslumbrante sobre a vila de Ponte de Lima, uma janela aberta para o vale do rio Lima.

O Paço de Calheiros oferece conforto, uma decoração elegante e a arte de bem receber. A curta distancia do Caminho Português de Santiago, o Paço de Calheiros está intimamente ligado ao culto jacobeu tendo por isso adoptado, no seu brasão, as Vieiras e Bordões de Santiago de Compostela. Dispõe de nove quartos e salas de convívio, biblioteca, e uma cozinha antiga onde são organizados workshops de cozinha regional com frutas e legumes frescos da quinta. As dependências do solar, integram seis apartamentos, rodeados de jardins históricos, uma experiência única, num dos mais belos cenários da região do Minho.




6. Casa do Anquião

Em pleno campo de golfe de Ponte de Lima surge a Casa do Anquião. Com origem no século XVII, o conjunto edificado integra a casa principal e dependências agrícolas. O solar rural considerado um dos mais belos solares da Ribeira-Lima resulta de um projeto de recuperação para turismo de habitação que permitiu a valorização do edifício, devolvendo a imponência de uma casa marcadamente seiscentista.

O exterior é composto por um pátio de entrada, que conduz aos jardins abertos em grandes socalcos, com piscina e jacuzzi, uma verdadeira varanda aberta para o golfe, um lugar de paragem obrigatória para os praticantes da modalidade. Os interiores da casa oferecem um ambiente acolhedor e confortável, recriando um ambiente familiar.