O mais belo património natural

No azul do oceano Atlântico, as forças da natureza criaram o mais belo arquipélago. Com paisagens de tirar o fôlego, incríveis lagoas, cascatas de água quente, crateras vulcânicas extintas, nasceram os Açores!

Constituído por nove ilhas, normalmente identificadas por grupos geográficos – oriental, central e ocidental – os Açores são o destino turístico de sonho para os amantes do turismo de Natureza e de atividades ao ar livre.

Na gastronomia, a carne de vaca, animal que pinta a paisagem verde a cada passeio, é das melhores de Portugal e vale, mesmo, a pena experimentar na excelente oferta de restauração que as ilhas têm. Mas como destino atlântico, claro que peixe e marisco fresco são escolhas garantidas. O património natural tem, contudo, especificidades em cada ilha, com atrativos tão únicos, que requer um cuidadoso plano de viagem. Faça o seu projeto de destino à medida e reserve uns bons dias de férias para rentabilizar um destino que merece todo o tempo do mundo!

Grupo oriental

A Ilha de São Miguel, a maior de todas e onde se situa a capital económica do arquipélago, Ponta Delgada, acolhe as míticas lagoas das Setes Cidades e a do Fogo. Mas não só, toda a ilha é uma montra natural, com uma oferta de percursos extraordinária. A força da terra permite sentir o calor das águas termais ou saborear o famoso Cozido das Furnas, cozinhado lentamente no interior da terra. Já a ilha de Santa Maria oferece aos seus visitantes maravilhosas praias de água limpa e areia clara, com condições ótimas para a prática de desportos náuticos.

Grupo central

O grupo central é constituído pelas Ilhas da Terceira, São Jorge, Pico, Faial e Graciosa, alinhadas de forma harmoniosa onde podem ser avistadas baleias e golfinhos. Se gosta de história, conheça Angra do Heroísmo, na Ilha Terceira, classificada Património Mundial da Humanidade e antiga capital do arquipélago. O azul das hortênsias e o Vulcão dos Capelinhos são os maiores cartões de visita do Faial. Bem perto, temos o Pico, onde se impõe na paisagem da ilha, o terceiro maior vulcão do Atlântico. São Jorge destaca-se pelo seu queijo, especialidade única e com um sabor verdadeiramente inconfundível. Na Graciosa, a paisagem é povoada por campos cobertos de vinhas com moinhos de vento.

Grupo ocidental

Temos a deslumbrante Ilha das Flores com as suas cascatas naturais e lagoas, frequentemente apontada como a mais mimosa de todas as ilhas,  e o Corvo, uma ilha em miniatura com uma caldeira central que atrai várias espécies de aves.

 

Agora que já conhece um pouco sobre cada ilha, tome notas de 5 sugestões sobre o que fazer quando visitar os Açores:

Observação de baleias e Golfinhos (Ilha de São Miguel)

Uma experiência única com uma duração de 3h até 8 horas (à escolha), navegue pelo Oceano Atlântico a bordo de um barco pilotado por um capitão experiente e biólogos marinhos como guias que dão a conhecer mais sobre estes animais marinhos.

Passeio gastronómico (Ilha Terceira)

Nada melhor do que conhecer um lugar através da sua gastronomia e nosso país tem uma das melhores! Descubra a gastronomia dos Açores, na Ilha Terceira com um passeio gastronómico onde poderá ter provas de queijos, enchidos e doces mas igualmente produtos muito apreciados como é o caso da alcatra de bovino.

Visitar o Caldeirão (Ilha do Corvo)

Não deixe de visitar a ilha mais pequena dos Açores e conhecer a cratera do antigo vulcão que deu origem à ilha. Extremamente rica em biodiversidade, a lagoa encontra-se a 300 metros de profundidade.

Um mergulho em piscinas naturais (Ilha das Flores)

Desfrute de um momento único e relaxante nas piscinas naturais de Santa Cruz das Flores, de origem vulcânica. Um dos locais mais importantes para uso balnear no concelho.

Vislumbre as hortênsias 

As hortênsias estão presentes em todas as ilhas e são um excelente cartão de visita! É em maio que começam a brotar no meios dos arbustos das estradas, proporcionando a quem viaja uma vista única. Agosto é o mês ideal para ver as hortênsias no seu auge, atingindo uma explosão de cores.

 

Depois destas dicas comece já a planear a sua viagem e tome nota das nossas sugestões de hotéis nos Açores para uma experiência completa!