VOLTE AO SÍTIO ONDE JÁ FOI FELIZ!

Ótimas condições atmosféricas, boas praias com água quente, diversos espaços de lazer, vida noturna com muita animação, vistas deslumbrantes com um encantador fundo marítimo, é assim que o Algarve, a região mais a sul de Portugal é reconhecido pelos seus visitantes.

O oceano recheado de todos os tons de azul, com a sua calma, convida os mais aventureiros a banhos ou à prática de desportos aquáticos.

VIAJE CONNOSCO PELAS LOCALIDADES ALGARVIAS E COMECE A PLANEAR A SUA PRÓXIMA VISITA!

Monchique

A agradável vila de Monchique possibilita um ritmo de vida tranquilo e calmo, desenvolvendo-se por entre pinheiros, colinas e florestas: o sítio perfeito para descansar da azafama citadina. Entre o Algarve e o Alentejo surge a Serra de Monchique, popular pelas montanhas altas revestidas de arvoredo denso, onde poderá descobrir o ponto mais alto algarvio: o pico da Fóia, a 902 metros do chão com uma das vistas mais deslumbrantes de Portugal.

Esta vila mercantil está repleta de ruas encantadoras para explorar. Sugerimos que visite o mosteiro franciscano de Nossa Senhora do Desterro, que foi fortemente afetado pelo terramoto de 1755, mas tem vindo a recuperar a sua entidade sendo considerada a maior da Europa. Fica apenas a cerca de quinze minutos a pé do centro e é um dos monumentos mais relevantes da cidade.  A Igreja Matriz data do século XVI e distingue-se pelo tema náutico mesmo estando na zona interior do Algarve: uma sugestão a ter em conta na sua visita a Monchique, especialmente se gosta de arquitetura, especialmente do estilo manuelino.

Apesar da sua tranquilidade, este destino desenvolve igualmente eventos de entretenimento, tais como a Feira dos Enchidos Tradicionais. Esta feira reúne diversos pratos típicos que poderá degustar, entre eles o famoso chouriço de porco preto, acompanhado por pão e mais iguarias locais. Experimente também a característica Aguardente de Medronho, destilada com frutos do medronheiro, o perfeito complemento à sua refeição.

Conheça o Parque da Mina, onde poderá usufruir do equilíbrio entre a cultura e a diversão. Explore as antigas minas ou aprenda mais sobre as tradições de Monchique, como carpintaria, fabrico de carvão e até mesmo fabrico de pão e mel. Desfrute também dos espaços para piqueniques para toda a família, ideal para a diversão infantil.

Sagres

É em Sagres que o Algarve se funde com o Atlântico no seu esplendor. Ao ser o ponto mais a sul de Portugal (e da Europa), esta vila garante que encontrará os miradouros e falésias mais deslumbrantes: onde o mar se cruza com as rochas e dá lugar às praias mais agradáveis para a prática de surf.

Para além das praias, pode desfrutar também de vários restaurantes e bares, ou pontos de interesse cultural. A Ponta da Atalaia apresenta uma incrível vista sob a natureza e poderá caminhar até à falésia, onde se nota o impacto da história islâmica naquela área.

Um dos sítios mais icónicos é a Fortaleza de Sagres: uma falésia disponível para visitas públicas onde poderá observar as estruturas ao pormenor, desde o miradouro ao farol, que teve em tempos antigos um grande papel nas intervenções militares dada a sua altura. É um sítio maravilhoso para vislumbrar um bom bocado da costa e sentir o cheiro puro do mar.

O Farol do Cabo de São Vicente é um dos faróis algarvios disponíveis para visitas também. É o ponto mais a sul da Europa e, apesar de ter começado a funcionar em 1846, foi remodelado e recuperado, melhorando a experiência dos seus visitantes aliada à paisagem fantástica.

Para os amantes de praias e calor, em Sagres encontra uma temperatura mais fresca do que no resto do Algarve dada a localização, mas esperam-lhe águas translúcidas e areia branca. O desporto náutico é rei dado o mar mexido, mas para quem gosta de usufruir de dias relaxados ao sol, tem mais de 20 praias para explorar! A 3 minutos do centro de Sagres encontrará a Praia do Tonel, com um dos contextos mais bonitos do Algarve onde pode ver a Fortaleza de Sagres e o Cabo de São Vicente, rodeados por mar.

Apesar do acesso difícil para quem tem mobilidade reduzida, a Praia do Beliche esconde pequenas grutas por entre os penhascos que a abraçam. É uma paragem obrigatória para quem adora natureza e fazer trilhos, para quem aprecia privacidade visto que não é muito frequentada, onde encontrará uma vista incrível sobre o mar. Ideal para a prática de windsurf dada a zona ventosa, mas num ambiente recatado e familiar, a Praia do Martinhal é composta por um número vasto de dunas de areia macia. Conheça esta zona perto do centro de Sagres considerada exclusiva, com várias vivendas e apartamentos em seu redor, complementada por restaurantes e alguns bares de praia.

Tavira

Em Tavira encontrará uma pequena cidade animada, que procura desenvolver atividades para a população e visitantes com os melhores recursos que tem. Para além das praias incríveis, a vertente natural tem igualmente um papel relevante: as colinas de amendoeiras e figueiras, as serras altas e verdes com paisagens maravilhosas para explorar.

Se procura conhecer Tavira culturalmente, sugerimos que visite a Igreja da Misericórdia. Especial pela história nela descrita, com imagens da Nossa Senhora da Visitação e de Santa Isabel, bem como referências aos escudos de Portugal relembrando os descobrimentos. É considerado o melhor edifício renascentista do Algarve, data de XVI.  A Igreja de Santiago, inicialmente construída em XVIII, já sofreu algumas recuperações e alterações: permite que conheça um estilo sóbrio, com imagens e pinturas da Nossa Senhora da Conceição e da Sagrada Família bem como peças de vários conventos portugueses.

Historicamente, esta cidade foi um dos pontos mais importantes na estratégia náutica graças ao acesso fácil ao porto, marcando até aos dias de hoje a fisionomia das ruas e monumentos. O estilo renascentista prolonga-se nas fachadas dos prédios, na ponte sob o rio que é também um ponto turístico na zona e ao longo das calçadas.

Tavira é um destino agradável para usufruir ao máximo das suas férias, sendo que para além da vertente história, reúne também inúmeras praias para desfrutar do calor em família ou para passear com a sua cara-metade. A Praia do Barril tornou-se famosa pelo seu comboio, que possibilita a deslocação dos visitantes de forma tranquila, especialmente para quem tem mobilidade mais reduzida ou para crianças pequenas. É igualmente reconhecida pelo conjunto de âncoras dos grandes barcos que tornam o areal ainda mais bonito assim que começa a avistar a praia.

Para acrescentar às suas aventuras uma atividade inesquecível, aproveite para apanhar o barco no centro de Tavira e visite a espetacular praia na Ilha de Tavira, rodeada por casas e comércio local, como restaurantes e cafés, bem como o parque de campismo com ótimas condições. Este recanto é especialmente reconhecido pelos camaleões que são protegidos naquela zona, mas costumam ser avistados na areia.

A Ilha de Tavira vai ficando mais estreita na zona nascente do Barril, permanecendo muita vegetação fundida com apenas cerca de 250 metros de areal. Este cenário paradisíaco chama-se Praia Santa Luzia ou Terra Estreita e garante umas tardes incríveis repletas de tranquilidade, com um contraste único entre o mar azul e a paisagem verde.

Fontes: algarve-tourist.com; visitalgarve.pt; visitportugal.com