O Sagrado Sossego

A costa alentejana é o destino recomendado para todos os que procuram usufruir das suas férias num ambiente descontraído com vista para o mar. Com mais de 150 quilómetros desde a Baía de Setúbal até ao Algarve Ocidental, é ideal pelas suas praias de areia branca e águas limpas, atividades náuticas e ao ar livre. A pausa perfeita para a agitação do dia a dia. 

É amante da beleza natural? A costa alentejana possui uma enorme variedade de flora e fauna, paisagens incríveis, pequenas praias escondidas nas falésias, várias ilhotas, recifes e ainda o estuário do rio Mira e o cabo Sardão. Os cenários naturais do Alentejo convidam os seus visitantes a longos passeios a pé, de bicicleta ou a cavalo. Para os mais aventureiros ainda é possível fazer atividades como paraquedismo, parapente, balonismo e passeios em ultraleve. 

Outra característica da costa alentejana é a simpatia e o acolhimento por parte dos locais. Ao passear pelas suas cidades, vilas e aldeias há um encanto retratado pelos seus largos e casas pintadas de branco, com pequenos apontamentos de cor. 

A cozinha tradicional alentejana tem por base o porco, borrego e o pão. Ao falarmos desta gastronomia imediatamente identificamos as açordas ou sopas de pão (caldos simples, mas extremamente saborosos, onde se mergulha o típico pão alentejano). Pratos que pode encontrar com grande qualidade em inúmeros restaurantes, mas, tratando-se de costa, peixe e marisco fresco (sem esquecer os percebes!) são frequentemente as opções preferenciais.

Já está com ‘água na boca’? Conheça agora 4 locais a não perder!

Pequena vila situada à beira mar na costa vicentina, a Zambujeira do Mar é o retiro que precisa para umas férias em modo zen! Com menos de mil habitantes, caracteriza-se pelas suas altas falésias e pequenas praias entre elas. É uma região com grande potencialidade pelas suas paisagens naturais com destaque para as praias dos Alteirinhos, Nossa Senhora, Arquinha e Tonel, para além da praia central da Zambujeira

Banhada por um mar de ondulação forte e excelentes condições para a prática de surf e bodyboard, a Praia da Zambujeira está integrada no Parque Natural da Costa Vicentina e Sudoeste Alentejano. É o local perfeito para apreciar um deslumbrante panorama sobre o oceano. 

A Zambujeira do Mar começou por ser um reduto com poucas infraestruturas para acolher visitantes. Com a realização do reconhecido ‘Festival do Sudoeste’, em agosto, que teve a sua primeira edição em 1997 na Herdade da Casa Branca, a pequena aldeia e toda a zona envolvente tornaram-se pólos de atração e a resposta, nomeadamente ao nível do alojamento, acompanhou a procura. Hoje, a Zambujeira tem oferta única e de grande qualidade inserida no contexto natural da paisagem alentejana.

Localizada à beira mar, na margem norte da foz do rio Mira, Vila Nova de Milfontes é um dos destinos de férias mais procurados na costa alentejana. Esta vila é muito popular entre as famílias portuguesas pelas praias e boa seleção de restaurantes e atividades.  

Vila Nova de Milfontes está relacionada ao grande feito da aviação portuguesa que foi a primeira travessia aérea entre Portugal e Macau realizada em 1924 pelos pilotos Brito Paes e Sarmento Beires que partiram do Campo dos Coitos, junto a Milfontes. Pode visitar o monumento de homenagem na Praça da Barbacã. 

Se é fã de praia e mar, pode estender a sua toalha nas praias dos Aivados, Malhão, Farol, Franquia e Furnas. Ainda é possível um passeio de barco pelo rio Mira ou uma aventura pela serra. Na vila não perca o forte de São Clemente, a Igreja Matriz e a Capela de São Sebastião. 

A Península de Tróia é uma linha arenosa, com mais de 25 quilómetros, localizada entre o Oceano Atlântico e o estuário do rio Sado. A uma hora de Lisboa, fica em frente a Setúbal e é povoada por praias ideais para amantes de longas caminhadas. Seja verão ou inverno, o microclima com temperaturas amenas convida a uma estadia repleta de atividades. 

Divirta-se com toda a família no areal dourado rodeado por um lado pelo mar de água límpida e do outro pelo pinhal. Se se sentir com coragem há sempre a opção de prática de desportos náuticos como windsurf ou vela. Também é possível aproveitar as férias para praticar golfe no Campo de Tróia, desenhado pelo famoso arquiteto americano Bobby Jones. 

Outras sugestões incluem ver golfinhos no rio Sado, fazendo um passeio do barco, ou observação de pássaros no Parque Natural da Serra da Arrábida e na Reserva Natural do Estuário do Sado. Se tem crianças, faça a delícia dos mais pequenos com uma visita ao Badoca Park, perto de Grândola, onde pode fazer um safari e ver animais como veados, búfalos, avestruzes, girafas, zebras e muitos outros com a paisagem alentejana de fundo.

Antiga vila de pescadores, Sines atualmente é um porto industrial petrolífero com um papel importante para a economia do país. Diz-se que foi aqui que nasceu Vasco da Gama, filho do Alcaide-mor de Sines. Numa das torres do castelo existe um núcleo museológico dedicado ao navegador e onde também se guardam vestígios arqueológicos encontrados na região. 

No centro da baía de Sines fica a Praia Vasco da Gama, de muito fácil acesso e com umas águas tranquilas, beneficiando da proteção do porto local. Mas se percorrer a estrada, há quem lhe chame a mais bela do Alentejo, de Sines a Porto Covo, vai encontrar belíssimas praias: São Torpes, Morgavel, Vale Figueiros ou Samoqueira.

Como evento mais emblemático, Sines realiza anualmente o ‘FMM – Festival de Músicas do Mundo’, normalmente em julho, altura em que esgota o alojamento, pois atrai visitantes muito ecléticos pela qualidade granjeada de ano para ano. O ‘Festival das Tasquinhas’, na marginal que ladeia a Praia Vasco da Gama, realiza-se no mesmo mês e é a oportunidade perfeita para degustar os petiscos e doçaria locais.

Não fosse a gastronomia uma das mais fortes razões para usufruir de Sines e da costa próxima, que reúne uma grande oferta de excelentes restaurantes, muitos deles que aliam o prazer de comer ao de estar em frente a belíssimas vistas. Pode encontrar as típicas açordas alentejanas, sopa de cação, mas peixe fresco e marisco são quase sempre opções garantidas.

Comece já a planear a sua próxima viagem!

Fique atento ao nosso blog para mais sugestões.

Safe travels!