O SEGREDO MAIS BEM GUARDADO DA ANDALUZIA

Almeria significa “Espelho do Mar”, o nome dado pelos árabes durante o tempo de ocupação da região. Uma expressão plenamente ajustada às maravilhas que pode encontrar ao longo dos 200 km da Costa de Almeria: praias de águas de um azul vibrante, limpas e convidativas, areais brancos e intocáveis, formações rochosas de origem vulcânica, só para citar parte do património natural que convida ao turismo. Mas há, sem dúvida, outro argumento nesta categoria do que a Natureza oferece na região de Almeria, que é o Deserto de Tabernas, o único semideserto de toda a Europa.

A majestade e peculiaridade das paisagens foram precisamente o que levou conhecidos nomes da indústria cinematográfica a escolher Almeria como palco de filmagens de filmes que marcaram a história do cinema, como O Bom, o Mau e o Vilão, Indiana Jones, Como Ganhei a Guerra e Cleópatra, e de séries como Guerra dos Tronos e White Lines, o que também redundou em mais popularidade para a região.

À semelhança das restantes províncias da Andaluzia, Almeria também tem uma gastronomia riquíssima e muito própria, que lhe valeu o título de Capital Espanhola de Gastronomia de 2019. “Patatas en ajopollo”, “Chérigan”, “Caldo de pimentón” e “Olla de trigo” são algumas das iguarias típicas da terra que não pode perder. Os mais gulosos não podem deixar de experimentar a “Medialuna”, um croissant com doce ovos que faz as delícias dos almerienses e de quem os visita.

 

Descubra alguns dos pontos de interesse da Costa de Almeria e confira as nossas dicas!

CABO DE GATA-NIJAR

Se tivéssemos de descrever o Cabo de Gata-Nijar em uma palavra seria “único”. Com solos de origem vulcânica, praias de águas límpidas e cristalinas, uma fauna e flora complexa devido ao contraste entre o meio marinho, terrestre e costeiro e vários fortes, ruínas e vilas prontas a explorar, esta região é paragem obrigatória para quem visita a Costa de Almeria.

Os apreciadores do Turismo Balnear vão certamente ficar deslumbrados com a beleza das praias naturais de Mónsul e Los Genoveses e com a atmosfera urbana das praias de San José e Aguamarga. Os mais aventureiros não podem deixar de visitar a Cala San Pedro, um paraíso intocável de essência hippie e naturista ao qual só é possível aceder através de transporte marítimo (desde a Playa de Las Negras) ou pelas montanas, em caminhadas com a duração de cerca de 1h30. Já a Playa Punta de los Mortos e a Torre Mesa Roldán surpreendem pelas falésias vulcânicas e recifes e as Salinas del Cabo de Gata, são o local ideal para a observação de aves aquáticas, com destaque para o emblemático flamingo cor-de-rosa.

Se gosta de desportos aquáticos, não vai ficar desiludido com esta região: caiaque, mergulho, vela, windsurf e snorkling, são algumas das modalidades praticadas nas praias do Parque Natural do Cabo de Gata-Nijar que prometem deslumbrar pela sua biodiversidade marinha.

MOJÁCAR

Situada no alto de uma colina da Sierra Cabrera, Mojácar integra o conjunto dos pueblos blancos (tradução: aldeias brancas), pequenas povoações constituídas por casas caiadas, e está dividida em duas localizações separadas apenas por 2km de distância, Mojácar Pueblo e Mojácar Playa. Com uma arquitetura de origem árabe, a cidade está construída sob a estrutura de uma pirâmide, cuja base de maior dimensão vai afunilando até que as casas ocupem menos espaço no topo da colina. A semelhança com as típicas aldeias gregas, protagonizada pelo contraste entre os edifícios brancos, as flores e o azul do céu, e a proximidade com o mar, têm levado cada vez mais turistas a Mojácar.

Mas este pueblo blanco tem muito para explorar. Em Mojácar Pueblo, irá encontrar pontos de interesse como a Puerta de La Ciudade e o Barrio del Arrabal que dão um ótimo postal de recordação. Também pode apreciar as vistas enquanto relaxa numa esplanada de um café ou restaurante na Plaza Nueva ou visitar a Iglesia de Santa Maria e a Plaza del Paterre, que se pensa ser uma antiga necrópole árabe. Se pretender levar uma recordação da região, não hesite em espreitar o Mojácar Street Market, uma Feira de Rua com vários produtos interessantes que se realiza na Plaza del Rey Alabez. Em Mojácar Playa, vai encontrar 17km de costas com várias praias onde pode estender a toalha e relaxar ao som do mar, entre as quais a Playa Vista e los Ángeles, Playa Cueva del Lobo e Playa El Cantal. Se gostar de se aventurar em praias mais recônditas e tranquilas, experimente a Cala de la Granatilla, onde é frequente avistar pessoas a praticar naturismo ou a Playa de Macenas, onde pode encontrar o Castillo Macenas.

Em 2013, Mojácar foi escolhida para integrar a lista Los pueblos más bonitos de España.

ROQUETAS DE MAR

A sonhar com umas férias num destino dedicado exclusivamente à praia e ao turismo? Roquetas de Mar é a resposta. Esta estância balnear é uma das preferidas dos turistas pelas suas belas praias e pelas acessibilidades. A Playa Serena e a Playa de Aguadulce são dois dos pontos de paragem obrigatória para os fãs de turismo balnear, mas a verdade é que Roquetas de Mar dar-lhe-á a possibilidade de planear vários programas em família, com opções para todos os gostos. Os mais pequenos vão certamente passar uma boa tarde a explorar os animais marinhos do Aquarium Costa de Almería ou a divertirem-se no Parque Aquático Mario Park. Já os amantes das paisagens panorâmicas ficaram certamente fascinados com as vistas proporcionadas pelo Mirador de las Antenas de Aguadulce e os mais aventureiros vão querer experimentar uma corrida de Kart no Karting Roquetas. Se não dispensa a componente histórico-cultural nas suas viagens, então aproveite para visitar o Castillo de Santa Ana, edificado no século XVII serviu como local de refúgio dos roqueteros nos ataques dos piratas e corsários.

 

+ Dicas sobre o que fazer na Costa de Almeria
  1. Visitar o semi-deserto da Europa e a “Mini-Hollywood”

A província de Almeria é o local mais seco e árido da Europa, por isso não é de estranhar que albergue o único deserto do continente (o termo mais correto é semideserto): o Deserto de Tabernas. É nesta área que se localizam os sets cinematográficos construídos para gravar os filmes conhecidos como “Western Spaghetti” gravados na região: Oasys Mini Hollywood, Fort Bravo e Western Leone, este último originalmente edificado pelo realizador Sérgio Leone para a gravação do filme Once Upon a Time in the West. Se gostava de sentir-se um verdadeiro herói do faroeste, vale a pena fazer uma visita a um destes cenários e descobrir os segredos que eles escondem.

  1. Explorar os Túneis da Guerra Civil em Almeria

Construídos para proteger os cerca de 40.000 habitantes dos 52 bombardeamentos e 754 bombas a que a cidade de Almeria esteve sujeita durante a Guerra Civil de Espanha (entre 1936 e 1939), as estruturas continuam intactas e para visita dos mais curiosos no Museo Refugios de la Guerra Civil.

  1. Espreitar a Alcazaba de Almería

Embora não seja tão imponente como a Alhambra de Granada, a Alcazaba de Almeria não passa despercebida a qualquer turista que visite a cidade e é, na verdade, a maior cidadela construída pelos árabes em Espanha. Reza a lenda que a sua construção começou em 955 por Abderramán III e terminou no século XI, por Hayrán, rei “taifa” de Almeria. Após a conquista cristã, a Alcazaba foi reformada pelos Reis Católicos e Carlos I.

 

Curiosidades

Indalo, símbolo oficial de Almeria

  • O símbolo oficial da província é o Indalo, uma figura humana de uma pintura rupestre datada do neolítico, descoberta numa caverna da Sierra de María-Los Vélez Natural Park;
  • Corre pelas bocas dos habitantes de Mojácar a história de que, o célebre Walt Disney era filho ilegítimo de um dos homens mais ricos da terra e de uma lavadeira que emigrou para os Estados Unidos a mando da família do pai da criança. Para dar uma vida melhor ao bebé, a mulher terá dado Walt para adoção da família Disney. A história não chegou a ser confirmada, mas os mojaqueros gostam de acreditar na veracidade da mesma.

Comece já a planear a sua próxima viagem!

Fique atento ao nosso blog para mais sugestões.

Safe travels!

Fontes: Junta de Andalucia, Andalucia.org, Myalmeria, Choose Almeria, Ekonomista, Platos Típicos, Férias Espanha, Piccavey, Migrating Miss, The culture trip, Almeria ciudad, Spain.info