Costa do Sol, o ex-líbris da Andaluzia

Não é por acaso que lhe chamam Costa do Sol, já que sensivelmente durante 325 dias por ano, os 150km de costa que compõem a província de Málaga são agraciados com um clima ameno e convidativo, o que faz deste destino uma ótima opção para visitar a qualquer altura do ano. Popular pelas estâncias de férias de Benalmadena, Torremolinos, Fuengirola, Marbella e Estepona e pelas praias banhadas pelo Mar Mediterrânico, a Costa do Sol é paragem obrigatória para quem pretende conhecer melhor o sul de Espanha.

DEIXAMOS-LHE 5 SUGESTÕES DE ATIVIDADES QUE PODE FAZER UM POUCO POR TODA A COSTA DO SOL!

  1. Veja o pôr do sol desde o Porto de Málaga

O Muelle Uno, nome dado ao porto da segunda maior cidade da Andaluzia, é um dos locais mais animados e convidativos de Málaga. Por lá, vai encontrar uma grande variedade de esplanadas de bares e restaurantes com vista para o mar, onde pode relaxar e assistir ao pôr-do-sol, enquanto desfruta de um caña (cerveja) bem fresca! É também no Muelle Uno que se encontra um dos pontos de interesse culturais da cidade, o Centre Pompidou, que alberga algumas das obras de Pablo Picasso, – um dos filhos da terra – Juan Miró e Frida Khalo.

  1. Faça uma roadtrip pelas praias da Costa do Sol

Desde Estepona até Nerja, a Costa do Sol está repleta de praias incríveis, distintas pelo seu ótimo clima e pelas águas de temperatura agradável. A começar pela Playa de la Rada e os seus 2 km de areias cinzentas e de ondas moderadas: local ideal para famílias com crianças, esta praia oferece uma grande variedade de serviços, nomeadamente o aluguer de barcos a pedais. Em Marbella vai encontrar a Bounty Beach, um verdadeiro chamariz para os mais jovens, por conta da sua atmosfera descontraída, das palmeiras que remetem para um cenário paradisíaco, da comida a um preço simpático e da música chill-out tocada por DJ’s.

Se é daqueles que não dispensa um dia de praia e uma noite de festa, então a Playa Butibamba em Mijas é paragem obrigatória. Por outro lado, se a sua onda são os locais mais tranquilos e com história, então a Playa del Ejido (também conhecida como Playa del Castillo) em Fuengirola oferece o melhor dos dois mundos: de um lado o sol, águas e o calor, e do outro, a possibilidade de visitar o grande Castillo Sohail. Esta praia também é a ideal para pessoas com dificuldades motoras e para famílias com amigos de 4 patas, já que se trata de um local pet friendly.

Uma vez em Benalmadena, a Playa Bil Bil é paragem obrigatória para os apreciadores da arquitetura árabe, já que ao lado da praia está o monumento que lhe deu o nome, o Castelo Bil Bil. Construído em 1927, atualmente serve de centro cultural e é frequentemente utilizado como um local de casamentos e exposições. Já os fãs de desportos aquáticos vão sentir-se como peixe na água na Playa del Bajondillo em Torremolinos, um potencial ponto de interesse para famílias e crianças devido aos baloiços, zonas de recreio e sombras de palmeiras propícias a piqueniques.

Se pensar em visitar Málaga, a capital da província, saiba que a La Malagueta, é a praia mais central da cidade e também aquela que fará um ótimo postal de férias, por conta da escultura à entrada do areal que enuncia o seu nome. Mais longe do centro, irá encontrar a Pedregalejo, um autêntico recreio para famílias, com pequenas baías, palmeiras e bastantes restaurantes e bares.

A Playa Burriana em Nerja é uma das Praias mais conhecidas da Costa do Sol, não só pela sua beleza, mas também por deter uma grande variedade de Chiriguitos, pequenos restaurantes ou bares de praia que servem algumas das mais típicas iguarias da região. Ainda em Nerja, não perca a oportunidade de nadar nas águas cristalinas da Playa de Maro, que convidam à prática de snorkelling e mergulho.

  1. Descobrir os encantos de Ronda

Ronda, a cidade no topo de um planalto rodeado de montanhas, dividida pelo desfiladeiro “El Tajo” por onde passa o Rio Guadalevín, é paragem obrigatória para quem visita a Costa do Sol e promete muitas surpresas a começar pelo facto de estar dividida em duas partes – parte nova e parte velha – por uma ponte. Sobre a “Garganta del Tajo” está situada a responsável por tal divisão e também a principal atração da localidade: a Puente Nueva, é um monumento que leva multidões a Ronda, devido à sua imponência e às suas características arquitetónicas. Também a Puente Viejo e a Puente Árabe são pontos de interesse que não podem faltar no seu roteiro. Para os aventureiros e fãs da natureza, a Cueva del Gato, uma caverna repleta de lagos e cavidades, é um ótimo local para explorar. Aproveite ainda para tirar uma fotografia para a posteridade no Mirador de Aldehuela, com as paisagens montanhosas de fundo.

  1. Aprecie as vistas da Costa do Sol no Teleférico de Benalmadena

Para vistas espetaculares do litoral da Costa do Sol, Serra Nevada e nos dias mais claros, até mesmo da Costa Africana, atreva-se a experimentar o Teleférico de Benalmadena, que o irá levar até ao pico do Monte Calamorro, a 771 metros de altitude. Uma viagem de 15 minutos de cortar a respiração!

  1. Experimente o Moscatel de Málaga e delicie-se com a gastronomia da região

Não há dúvida que os mercados são um símbolo importante na Cultura Espanhola e em Málaga é possível provar as várias iguarias da gastronomia andaluza no Mercado de Atarzanas, no centro da cidade. Desde as tapas ao jámon ibérico, passando pelos produtos frescos, como as frutas, legumes e claro, o peixe, vai encontrar uma variedade gastronómica condensada neste local, que também detém uma arquitetura bastante peculiar. Porém, se é um apreciador de cenários idílicos, visite um dos chiriguitos junto à La Malagueta e atreva-se a experimentar os “Espetos de Sardinas” e o “Gazpacho Andaluz” enquanto assiste ao pôr-do-sol. No departamento das bebidas, o destaque vai para o Moscatel de Málaga que em tempos foi um vinho com uma forte presença no mercado. Apesar de ter perdido alguma exposição, a verdade é que a bebida continua a fazer as delícias dos turistas que visitam a Costa do Sol. De cor âmbar e medianamente doce, pode experimentar uma das mais autênticas variações na Antigua Casa de Guardia em Málaga.

Comece já a planear a sua próxima viagem!

Fique atento ao nosso blog para mais sugestões.

Safe travels!

Fontes: Férias Espanha, Volta ao Mundo, Revista Adega, Visit Costa del Sol, Andaluzia.org, Espanha Total, Oliver’s Travels