Património histórico aliado à tradição 

A Costa Verde é a região litoral portuguesa que vai desde a foz do rio Minho (Caminha) até à foz do rio Douro (Porto), chegando ainda à barrinha de Esmoriz. Esta região foi denominada de Costa Verde devido à sua densa vegetação. Mas não é apenas atrativa pelas suas cores verdejantes! Ao visitar a Costa Verde poderá sentir a riqueza da nossa nação através da tradição aristocrática de hospitalidade. 

Já conhece o Porto, Viana do Castelo, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde e Espinho?

São estas as principais cidades costeiras, oferecendo aos seus visitantes o verdadeiro sabor do norte! Aguce o paladar com alguns dos melhores pratos da cozinha tradicional portuguesa: Rojões, Cabrito Assado, Tripas à Moda do Porto, Arroz de Cabidela, sem esquecer a famosa Francesinha! Mas se o seu ponto fraco é a doçaria pode saborear Pão de Ló, Papos de Anjo, Aletria, assim como variados doces feitos com gema de ovo e massa de amêndoa. A cereja em cima do bolo vai para os vinhos do Porto e os vinhos verdes. 

Depois de ter a barriga cheia, é hora de dar um passeio e a região do norte tem muitos sítios interessantes para ficar a conhecer (ainda melhor). Na zona do Porto recomendamos atravessar a ponte D. Luís I até ao lado de Vila Nova de Gaia. É lá que se encontra o Jardim do Morro, perfeito para ver o pôr do sol e tirar fotografias. Uma visita ao berço da nação é obrigatória! Foi na cidade de Guimarães que Portugal nasceu, graças a D. Afonso Henriques, primeiro rei de Portugal. Com uma história bimilenar, Braga também está na nossa lista de sugestões. Atreva-se a subir a longa escadaria do Bom Jesus! Mas se acha que são poucos, não desespere! À sua espera tem os Passadiços do Paiva, um percurso de 8 a 14 km no meio da montanha ao longo do rio Paiva. 

 

Quatro sugestões do que pode fazer na região:

  • Viagem de cruzeiro no rio Douro 

Torne a sua visita ainda mais especial ao embarcar num cruzeiro pelo rio Douro e aprecie o melhor da beleza natural do Norte. Este é considerado um dos maiores rios da Península Ibérica com um comprimento total de cerca de mil quilômetros. Pelo seu percurso passam Miranda do Douro, Barca d’ Alva, Pinhão e Régua. Uma experiência a não perder!

  • Um passeio no Teleférico de Guimarães 

Sabia que pode conhecer a cidade de Guimarães através das alturas? Pois é, o Teleférico de Guimarães liga o centro histórico da cidade à Montanha da Pena, percorrendo 1700 metros. Se é fã da beleza natural do nosso país, a Penha é o sítio ideal, com uma grande diversidade de espécies arbóreas e variadas características naturais. Irá ter a sensação de que está no topo do mundo devido à sua localização. 

  • Namore por Ponte de Lima 

Se é um(a) romântico(a) incurável tem que ir a Viana do Castelo, mais propriamente a Ponte de Lima, uma pitoresca vila que irá certamente fazer as delícias dos apaixonados. Como uma cena saída de um filme, aproveite esta oportunidade para viver momentos únicos para mais tarde recordar. 

Quem não gosta de uns dias de relaxamento na praia? Em Póvoa de Varzim o que não lhe vai faltar são praias! São cerca de 30, em que 25 possuem vigilância durante a época balnear e 5 são selvagens. Destas, todas as principais são a Praia Redonda, em plena frente urbana, a Praia da Salgueira, bastante frequentada e apta para a prática de surf, a Praia da Fragosa, muito frequentada por pescadores e a Praia do Quião, de extenso areal, delimitado a Norte pelo Cabo de Santo André. 

Comece já a planear a sua próxima viagem!

Fique atento ao nosso blog para mais sugestões.

Safe travels!

Fontes:  portugalvirtual.pt, portugaldenorteasul.pt, gotoportugal.eu, aboutsimplylife.com, douroacima.pt, turipenha.pt, excelente.pt, playocean.net, vortexmag.net