UM DESTINO APAIXONANTE, A SUL DE PORTUGAL!

Foi daqui que no século XV Portugueses partiram ao encontro de outros povos e culturas. Hoje em dia o Algarve é um dos destinos turísticos balneares mais procurados não só pelos portugueses como também pelos estrangeiros. 

Mas o Algarve não é apenas praia e mar, ainda há a serra, onde os locais vivem em harmonia com a natureza e mantêm a tradição e as cidades que conservam vestígios do passado. Quando nos sentamos à mesa, podemos esperar peixes frescos e mariscos, grelhados ou em cataplanas. Adocicar a boca com os doces de amêndoa e figo ou beber um copinho de licor de amêndoa amarga e aguardente de medronho. 

 

VIAJE COM A RICKYTRAVEL PELAS LOCALIDADES ALGARVIAS E COMECE A PLANEAR AS SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS!

Aljezur

O concelho de Aljezur é duplamente influenciado pelas paisagens marítimas e pelos horizontes repletos de flora, a perfeita harmonia entre o mar e a Natureza. É também conhecido pelas plantações de batata-doce, amendoim e o cultivo de hortas, sendo estas iguarias fulcrais na sua gastronomia. Percorra este maravilhoso destino e conheça inúmeros recantos onde poderá usufruir da tranquilidade no seu expoente máximo, aliada ao encanto verde das colinas e campos.

Se procura uma verdadeira aventura sugerimos o Trilho do Pescador, conhecido por ser parte integrante da rota vicentina. Inicie a sua jornada em Aljezur e poderá seguir até ao Cabo de São Vicente, explorando esta rota pedestre pela zona costeira, com uma vista única junto ao mar. Pode terminar o seu passeio na Praia da Amoreira, onde se encontra a foz da Ribeira de Aljezur, conhecida pela fusão entre o rio e o mar permitindo desfrutar do enorme areal que ladeia o rio ou a praia com o mar mais batido.

Dentro do Parque Nacional do Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina poderá também usufruir da Praia de Monte Clérigo, adequada para famílias dada a maré baixa e o extenso areal. É uma ótima opção para quem gosta de praticar desportos aquáticos, como windsurf ou surf. Tendo oportunidade de se aventurar de carro, sugerimos um rol de praias emblemáticas que vale a pena experimentar: Arrifana, Bordeira, Vale Figueiras ou Vale dos Homens, são algumas das mais belas.

Para os amantes de Birdwatching, Aljezur é um local fantástico para esta prática. Privilegiado pela observação em primeira mão dos voos migratórios das mais diversas aves devido à sua localização e clima. Poderá estudar ou conhecer o Chapim-real, a Garça-real ou até mesmo o Corvo Marinho, entre outras espécies.

No concelho de Aljezur poderá desfrutar de festas temáticas ao longo das diversas freguesias. Sejam religiosas ou populares, estas festividades destacam-se por serem regulares bem como por marcarem a sua história e tradição ao homenagear o que o concelho tem de mais típico. Para além das comemorações, conheça as feiras onde estão dispostos os produtos mais característicos da região, desde frutas e legumes, a frutos secos e artesanato.

Altura

Entre a Manta Rota e Monte Gordo, encontra-se Altura, uma freguesia do concelho de Castro Marim que conta com zonas balneares muito concorridas durante a época alta. É o caso da Praia de Alagoa, vulgarmente conhecida como Praia de Altura, que apresenta um extenso areal e um largo cordão dunar e que dispõe de um conjunto de passadiços para facilitar o acesso ao areal e possibilitar a observação da vegetação que se esconde nas dunas. Também a Praia Verde Lago e a Praia da Ribeira de Altura fazem parte das escolhas de quem visita Altura para praticar Turismo Balnear. Ao nível das acessibilidades, vários restaurantes, bares e supermercados servem a localidade. Se pretender adquirir produtos alimentares provenientes da zona, dê um salto ao Mercado Municipal de Altura, onde encontrará uma grande variedade de frutos, legumes e claro, peixe, não fosse esta uma localidade costeira.

Lagoa

Este fantástico recanto absorvido pelas falésias, mar azul-claro e areal macio, destaca-se pelo calor agradável no verão e pelas cores que apaixonam os seus visitantes, como se de um desenho se tratasse.

Durante muitos anos foi a indústria de conservas de peixe bem como a pesca que permitiram o crescimento e vigor do município, ainda hoje mantendo um papel único no seu carácter mesmo que, atualmente, a prosperidade esteja associada ao turismo crescente, visto que é um dos destinos mais procurados dentro do Algarve. Não perca a oportunidade de conhecer a Praia do Paraíso, também conhecida por Praia do Monte Carvoeiro, com entrada acessível por uma escadaria branca ou a Praia do Barranco, que seduz quem por ela passa devido à sua tranquilidade e água translúcida.

O património cultural de Lagoa está relacionado com as igrejas e capelas, que datam dos séculos XVI, XVII e XVIII. Apesar de terem sofrido várias manutenções ao longo do tempo, mantêm os traços e memórias de uma história rica em conquistas e dedicação.

Para além das praias paradisíacas, com qualidade e reconhecimento internacional, caso das praias do Carvoeiro, de Benagil, da Albandeira ou Marinha, considerada uma das 100 mais belas praias do mundo. e da relevância histórica, Lagoa é também símbolo de bons vinhos e deliciosa gastronomia. Devido aos solos adequados e ao ecossistema apropriado, tanto os vinhos tintos como brancos traduzem-se em aromas variados e leveza, mais doces ou mais secos. Não perca a oportunidade de degustar as iguarias doces, como os morgadinhos de massa de amêndoa, o bolo de gila ou o pudim confecionado com as laranjas típicas do Algarve.

Termine a sua estadia com uma lembrança especial para além das suas vivências: o artesanato em Lagoa está fortemente associado à cerâmica, tradição que faz parte da cultura e da decoração deste lugar inesquecível.

Lagos

Inserido numa paisagem verde leve rodeada de mar, abraçada por rochedos e falésias, Lagos é um destino valorizado pela sua história e pelo turismo crescente. O contraste das rochas cavadas na terra e do azul transparente das águas, com algumas das mais emblemáticas praias algarvias: Porto de Mós, Meia Praia, Dona Ana, Batata, Estudantes, Pinhão e, por fim, a Praia da Luz, são dois dos motivos que deverá ter em conta ao planear a sua próxima viagem, sem ter de sair do país!

A narrativa deste maravilhoso lugar começa cerca de 2000 anos a.c., mas foi o terramoto de 1755 que destruiu grande parte do concelho, obrigando a uma recuperação urgente dos negócios locais. Será mais tarde a indústria do peixe e o artesanato que permitirão uma reconquista do dinamismo outrora vivenciado.

Aventure-se ao longo da Ponta da Piedade num passeio de barco pelas diversas grutas recatadas e conheça a beleza singular das furnas marinhas. Pode aproveitar também para mergulhar no mar ameno e cristalino da Praia da Balança ou da Praia do Barranco do Martinho, envolvidas pelas encostas rochosas, ficando a conhecer melhor aquele que é considerado um dos sítios mais fascinantes do Algarve.

Não perca a oportunidade de visitar a Igreja de Santo António, reconstruída em 1769 com uma fachada típica da arte barroca, bem como a Igreja de São Sebastião que detém um miradouro particularmente reconhecido pela visão privilegiada sob Lagos.

Marisco e peixe, tal como na maioria dos concelhos algarvios, são as iguarias mais reconhecidas e exploradas. Se pretende dicas para completar esta experiência com uma extraordinária refeição, renda-se à açorda de marisco, à sopa de conquilha e peixe; saboreie o ensopado de safio, as amêijoas na cataplana ou a feijoada de buzinas. Agora que já aconchegou a alma, termine a sua refeição com um saboroso dom-rodrigo, receita criada pelas freiras do Convento de Nossa Senhora do Carno ou deguste os morgados de figo e amêndoa, acompanhados com vinho licoroso aromatizado por uvas moscatel.

Em Lagos encontrará a tranquila união das praias extensas e areal fino com o poder robusto das arribas, a história dos Descobrimentos por entre Igrejas e Fortes e o burburinho das embarcações de pesca espalhadas pela marina.

 

Comece já a planear a sua próxima viagem!

Fique atento ao nosso blog para mais sugestões.

Safe travels!

Fontes: Visit Algarve Portugal, Time Out, Visit Portimão, Viagens e Caminhos, Visit Portugal,