VOLTE AO SÍTIO ONDE JÁ FOI FELIZ!

Ótimas condições atmosféricas, boas praias com água quente, diversos espaços de lazer, vida noturna com muita animação, vistas deslumbrantes com um encantador fundo marítimo, é assim que o Algarve, a região mais a sul de Portugal é reconhecido pelos seus visitantes. 

Foi daqui que no século XV Portugueses partiram ao encontro de outros povos e culturas. Hoje em dia o Algarve é um dos destinos turísticos balneares mais procurados não só pelos portugueses como também pelos estrangeiros. 

Como se de uma obra de escultura se tratasse, o litoral algarvio é povoado por praias com rochedos que brotam na areia ou até mesmo no meio do mar. Cavernas, túneis, arcos de pedra, moldados pela natureza são peças essenciais para a mística da paisagem algarvia. O oceano recheado de todos os tons de azul, com a sua calma, convida os meus aventureiros a banhos ou à prática de desportos aquáticos. 

Mas o Algarve não é apenas praia e mar, ainda há a serra, onde os locais vivem em harmonia com a natureza e mantêm a tradição e as cidades que conservam vestígios do passado: Silves com os vestígios do passado árabe e Lagos da época dos descobrimentos. 

Quando nos sentamos à mesa, podemos esperar peixes frescos e mariscos, grelhados ou em cataplanas. Adocicar a boca com os doces de amêndoa e figo ou beber um copinho de licor de amêndoa amarga e aguardente de medronho. 

 

VIAJE CONNOSCO PELAS LOCALIDADES ALGARVIAS E COMECE A PLANEAR A SUA PRÓXIMA VISITA!

 

Albufeira

Albufeira é a cidade algarvia mais animada! Está próxima de Faro e é composta por casas brancas, ruas repletas de lojas, bares, restaurantes, clubes desportivos, que dão vida a esta cidade dia e noite. 

O Turismo é a atividade mais importante do concelho. Geograficamente dispõe de uma costa de 30 km distribuídos por 23 praias de areia fina e água cristalina, sendo o concelho de Portugal com mais praias com Bandeira Azul. A Praia de Santa Eulália, a Praia da Galé, a Praia dos Olhos d’água e a Praia Maria Luísa são as mais conhecidas. Para além das praias, encontramos ainda várias grutas e túneis naturais para explorar. 

É no centro de Albufeira que tudo acontece! Este local é muito animado durante as noites de verão e nas passagens de ano novo com concertos ao ar-livre e fogo de artifício. A restauração e os bares expandiram-se um pouco por todo o concelho e a animação noturna é das mais vibrantes de todo o Algarve. 

Se gosta de programas culturais não perca os principais monumentos: a Igreja Matriz, a Torre do Relógio e a Capela da Misericórdia onde poderá conhecer melhor um pouco da história desta região. Mas se prefere algo com mais emoção, perto do centro localiza-se um dos mais animados e divertidos parques aquáticos de Portugal, o Zoomarine, que faz as delícias de qualquer família.

 

Portimão

Portimão é um destino popular para as férias de verão pelas suas excelentes praias de areais com águas quentes e calmas, o centro histórico, a animação da marina e a proximidade a várias praias. Localizada no estuário do Rio Arade, é uma cidade portuária recheada de história e ligada à tradição piscatória desenvolvida entre os séculos XIX e XX. Muitos dos edifícios da cidade são desta época. O Museu de Portimão exibe exposições sobre a história local numa fábrica de conservas restaurada no século XIX. É um símbolo de homenagem ao povo e à cidade que durante vários anos viveu exclusivamente virada para o mar. 

É na zona ribeirinha onde se pode encontrar grande parte dos restaurantes. Algumas das especialidades são sardinhas assadas, amêijoas, feijoada de búzios, cataplanas e caldeiradas, mas há várias especialidades de peixe e marisco que pode experimentar. A oferta estende-se ainda às favas ou papas de milho e os doces tradicionais da região à base de amêndoa e figo. 

Quando falamos de Portimão é impossível não nos lembrarmos da Praia da Rocha! Está localizada a três quilômetros do centro da cidade e arrecada o título de uma das praias algarvias mais conhecidas. No século XV a Praia da Rocha chegou a ter grande importância a nível estratégico. Foi construída Fortaleza de Santa Catarina de Ribamar, que assegurava a defesa não só do porto como também da população face aos ataques piratas. Hoje em dia, para além do extenso areal e do mar convidativo a banhos, a praia também possui um casino e oferece aos seus visitantes várias actividades de lazer. 

Para completar a sua experiência, sugerimos um passeio de barco ao longo da costa para conhecer praias inacessíveis por terra ou admirar as magníficas formações rochosas ou se é fã de pesca, este é o destino ideal para a prática devido ao mar fértil em que existe uma grande variedade de espécies. 

 

Alvor 

Situada entre Portimão e Lagos, a pitoresca vila de Alvor representa a história, o património e a beleza natural. Em toda a construção  e nos morabitos (três altares islâmicos) sentimos a presença árabe, para não falar no nome: Alvor ou Al-Bûr como era chamada. 

A pesca de cariz artesanal, o turismo, o comércio e a restauração são os principais pilares econômicos desta vila. Assim como outros locais algarvios, Alvor é conhecida pelas suas praias e aldeia junto à foz do rio. As zonas húmidas do estuário da ria de Alvor são o habitat das aves residentes e migratórias.  

Se está a pensar visitar esta encantadora vila algarvia destacamos o passadiço de Alvor, a Praia dos Três Irmãos e a Praia de Alvor. Complete a sua experiência com um passeio pelas ruas estreitas, saboreie a frescura dos frutos do mar locais e divirta-se num dos bares noturnos.

 

Carvoeiro 

Pequena vila do município de Lagoa, em Carvoeiro, situam-se algumas das mais belas praias de Portugal e de toda a Europa. As mais famosas são a Praia do Carvoeiro, a Praia da Marinha e a fantástica Gruta de Benagil. Em todo o seu litoral com quinze quilômetros de extensão, podemos encontrar grutas impressionantes e buracos nas rochas. 

A beleza natural de Carvoeiro é uma das razões para ser um destino muito procurado por turistas de todo o mundo. As principais atrações do Carvoeiro são compostas por praias, grutas, arcos e formações de arenito. 

Percorrer o passadiço de Carvoeiro, visitar o Algar Seco (grutas) e o Farol de Alfanzina ou fazer uma excursão de barco são algumas sugestões para preencher os seus dias nesta encantadora vila. 

 

Monte Gordo 

Monte Gordo é um um grande resort situado perto da fronteira espanhola, pertencente à freguesia de Vila Real de Santo António. A ocupação humana é antiga, resumindo-se a comunidades piscatórias, no entanto, atualmente limitam-se a um setor da praia. O restante areal é ocupado pela restauração, apoios balneares e recreativos e áreas desportivas.

Pioneira na história do turismo algarvio, Monte Gordo continua como um dos locais mais procurados a nível nacional e internacional. O ambiente é quente e seco, um dos melhores do Algarve, para não falar da tranquilidade do mar. 

A Praia de Monte Gordo é uma das mais frequentadas por quem visita. Possui um quilômetro e meio de areias finas, água calma e quente e tem a vantagem de ser vigiada todo o ano. Há mais de duas décadas que possui o certificado de qualidade da Bandeira Azul. Segura para quem viaja em família, na Praia de Monte Gordo é possível caminhar dezenas de metros durante a maré baixa. 

Quando a fome apertar recomendamos o Agostinho Restaurante & Beach Bar, onde poderá deliciar-se com peixe grelhado e petiscos sem ter que sair da praia.

 

Comece já a planear a sua próxima viagem!

Fique atento ao nosso blog para mais sugestões.

Safe travels!