Procura momentos relaxantes em sintonia com a natureza? A Serra da Estrela é o lugar ideal para uma escapadinha. Aproveite para recarregar baterias, observe a variedade de vegetação, as aves, ou os rebanhos de ovelhas. Esperam por si passeios pedestres, de trenó, pistas de esqui e snowboard e vales glaciares.
É mandatório provar o produto mais famoso, o delicioso Queijo da Serra de textura amanteigada.
Imperdível na Serra da Estrela
O que Ver?
Torre: A 1993 metros de altitude, a Torre é o ponto mais alto de Portugal Continental e o cartão de visita da Serra da Estrela. Durante o inverno é coberta por mantos de neve onde pode praticar esqui e snowboard ou simplesmente brincar na neve.
Miradouro do Vale Glaciar: Um dos maiores da Europa, oferece uma vista sobre o Vale Glaciar do Zêzere com mais de 13km de extensão.
Museus: Museu do Queijo (Covilhã), Museu do Pão (Seia), Museu do Brinquedo (Seia), Museu do Pastor (Gouveia).
©Centro de Portugal
Onde ir?
Seia: De beleza paisagística com grande importância ecológica, Seia é um local privilegiado para quem gosta de estar em contacto com a natureza no seu estado mais puro.
Belmonte: Preserva o seu ambiente medieval, destacando-se pela forte ligação ao Brasil e à comunidade judaica. Situada na Cova da Beira, esta é a terra natal de Pedro Álvares Cabral, navegador a quem se atribui a descoberta do Brasil, em 1500.
Cabeça: Situada no fundo de um vale, é uma das aldeias mais autênticas da Serra da Estrela. Terra lendária dos cavaleiros das Esporas de Ouro, caracteriza-se pelos socalcos, utilizados ainda em instrumentos agrícolas muito primários.
©Centro de Portugal
Percursos alternativos Percursos Pedestres: Trilho Rotas do Javali e do Poço do Inferno, Trilho Rota do Vale Glaciar, Rota do Maciço Central, Trilho Rota das Faias, Trilho do Covão dos Conchos, entre muitos outros. É preciso ter em mente que a Serra da Estrela é uma montanha de elevada altitude e as condições climatéricas podem mudar de um momento para o outro
©Centro de Portugal
O que Comer?
A gastronomia da Beira Alta é maioritariamente marcada pelos enchidos, queijos e carnes. Altamente reconfortante e variada, poderá apreciar os seguintes sabores serranos: Sopa da Beira, Trutas Abafadas, Bacalhau com Leite, Chouriça com Grelos, Leitão à Moda da Beira Alta, Cabrito Assado, Castanhas em Rum, Papas de Milho e Pudim de Pão.
©Centro de Portugal